Usuarios da semana...

domingo, 4 de julho de 2010

VocÊ sabe a origem da canjica?!

NÃO!!! Pois então leio este artigo feito pelo professor Francisco José Alves

Lembrando para quem não é do nordeste que a canjica aqui, é conhecido como o famoso 'cural' no sul e sudeste.



 O enigma da canjica

A canjica, no parecer abalizado do mestre Luís da Câmara Cascudo (Dicionário do Folclore Brasileiro. 9 ed. São Paulo: Global, 2000), é “prato tradicional, indispensável e típico nas festas de São João”. De fato, é muito difícil discordar do eminente potiguar. É uma heresia culinária conceber as festas juninas nordestinas sem a presença da deliciosa iguaria. A receita é muito simples: milho verde ralado, açúcar, manteiga, leite de coco. Como condimento, o cravo e a canela.

Os poucos ingredientes combinam-se e resultam numa tentação para qualquer asceta à mesa. A iguaria pode ser comida quente ou fria, sendo que o mais comum é seu consumo gelada. Mas como a canjica se fez presente na culinária brasileira? Veio da África, da Europa ou é coisa made in Brasil? Que história esconde o maravilhoso manjar?

A título de nota, consideremos o que dizem os “peritos” da área, os etimólogos, que investigam as origens, as metamorfoses dos vocábulos ao longo do tempo. Vale dizer, logo de início, que a origem do termo canjica é questão controversa. Não há consenso entre os especialistas sobre o tópico. Revisemos o parecer dos especialistas.

O sociólogo Gilberto Freyre (Casa grande e senzala. 48. ed. São Paulo: Global, 2003), foi um dos primeiros a se debruçar sobre a origem da canjica. Conforme ele, a canjica é prato de procedência nativa. Enquadrar-se-ia na lista das contribuições culinárias dos índios ao cardápio nacional. A canjica, ao lado da moqueca, da paçoca, do mingau, do beiju, da carne moqueada, seria uma deliciosa herança dos Tupinambá, índios brasileiros que habitavam o litoral, quando da chegada dos europeus nos começos do século 16. O estudioso recifense concebe a canjica como sendo derivada do termo tupi “acanjic”. Infelizmente, Freyre não indica a fonte da sua explicação etimológica.

A favor da tese do autor, temos o fato de que o milho, matéria-prima principal da canjica, é cereal de comprovada origem sul americana. Todavia, contra a tese de Gilberto Freyre, se levanta o depoimento taxativo de uma testemunha colonial: Frei Vicente do Salvador (História do Brasil. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1979). Em 1627, o religioso, tratando da relação dos índios com o coco, recém introduzido na terra, diz que os silvícolas “só os comem e bebem a água (...) sem os mais proveitos que tiram [do coco] na Índia”.

Contrapondo-se à explicação dada por Gilberto Freyre, temos a opinião de estudiosos da língua portuguesa. Para estes peritos, o termo canjica não é indígena, veio importado da África junto com os escravos. Para Nei Lopes (Novo Dicionário Banto do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2003), o termo que batiza o nosso prato junino tem origem no quicongo, língua falada no Congo e Angola. O dicionarista vê no termo canjica uma metamorfose de “Kanzika”, papa grossa de milho cozido.

Mário Eduardo Viaro (Por trás das palavras: Manual de Etimologia do Português. São Paulo: Globo, 2004), professor de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo, é outra autoridade a defender a procedência africana do termo canjica. Viaro, como Nei Lopes, acredita que o nome chegou até nós por meio dos escravos africanos. O autor deriva o termo português canjica das línguas bantas quimbundo e umbundo, faladas, sobretudo, em Angola. Conforme Viaro, canjica advém de “Kanjica”, nas línguas mencionadas significa papa. No entender do especialista, o quimbundo e o umbundo “são as mais representativas [das línguas africanas] nas etimologias do português”.

Antes de Nei Lopes e de Eduardo Viaro, um outro perito brasileiro já havia atribuído origens africanas ao vocábulo canjica. Aludo ao etimologista Antenor Nascentes (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1937). O famoso estudioso viu na canjica brasileira uma herança procedente da África. No parecer do ensaísta, canjica é vocábulo oriundo do quimbundo “língua da família banta falada em Angola pelos ambundos”. Canjica, diz o autor, vem do quimbundo, “Kandjica”.

O filólogo Antonio Geraldo da Cunha (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986) também tentou decifrar o enigma etimológico da canjica. Cunha se distancia tanto da hipótese ameríndia quanto da africana. O perito entende que canjica vem de uma outra palavra portuguesa. Para ele, a origem de canjica é o termo canja. O termo viria de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”. Assim, conforme os estudioso, o nome de batismo da canjica tem origem asiática.

Que o leitor não estranhe a suposta origem oriental da canjica. Pois foi intensa a presença portuguesa na Índia, particularmente em Goa, a partir do século 16. Lembra-nos Eduardo Viaro que os “portugueses tiveram contato direto com vários povos da Ásia”. O mesmo estudioso afirma que o malalaia enquadra-se dentre as línguas indianas com as quais os portugueses mais tiveram contato, ao lado do concani e do tâmil. Se Cunha tiver correto, a brasileiríssima canjica é prato híbrido, cujo nome procede do distante oriente. Assim, o insosso arroz foi substituído pelo milho, e o leite de coco tomou o lugar da água.

Favorecendo a hipótese de Cunha, temos que considerar as intensas relações comerciais entre Índia e Portugal entre 1497 e 1860. A chamada “carreira da Índia”, o roteiro marítimo, incluía o porto da Bahia. Por meio dele, muitos produtos orientais, particularmente indianos, foram trazidos ao Brasil, ao longo dos séculos 16, 17, 18 e 19. É o caso do cravo e da canela, dois condimentos da celebrada canjica.

Vê-se, pois, que o delicioso manjar junino, a canjica, pode ter se originado em três distintos pontos da geografia: Brasil; Angola/Congo e Índia (Goa). Aos peritos da etimologia, fica a tarefa de dirimir qual das três hipóteses é a mais acertada, ou apresentar uma outra mais condizente com a documentação. Eu, mero curioso nesta seara fascinante, fico a aguardar, ansioso, que eles esclareçam o enigma etimológico da canjica.


Currículo
Doutor em História Social, mestre em Antropologia e professor do Departamento de História/UFS. E-mail: fjalves@infonet.com.br. 
 

sábado, 3 de julho de 2010

Dos males o menor... Será?!

Comércio popular espera desencalhar produtos da Copa no 7 de Setembro

 DE SÃO PAULO

Após a eliminação do Brasil da Copa, as cores verde e amarela ainda dominavam as vitrines das lojas da rua 25 de março, no centro de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (2). De olho no estoque, comerciantes e lojistas dizem que produtos de tonalidades patrióticas não são um problema.

O 7 de Setembro ainda está por vir e, até lá, a vitrine deve ser ocupada por produtos de lã e outros relacionados ao inverno. Mesmo deixando de comprar mais adereços com o tema do Mundial, os torcedores dizem que irão continuar usando as cores da bandeira. 

Fonte: FOLHA.com

Brasileiro é PHODA!! 

Melhor que isso é a TIM anunciar que vai deixar a promação TIM INFITY PRÉ 25 CENTAVOS até 2014!!!
Vou fazer uma macumba para seleção... Alguem sabe ao certo quantos são na comitiva brasileira?!
Quero números!!! Vou ao brejo... ao menos 23 sapinhos eu cato...

 

 

Vivo a torcer...

Para que certos filmes estreem aqui em Buracaju City...

Estreia de "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar" é adiada mais uma vez no Brasil

A peixinha dourada Ponyo vem enfrentando uma saga de muitas complicações no Brasil, ultimamente. E isso não está acontecendo no plano da ficção, mas no mundo real mesmo.

Afinal, fora das águas do filme "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar", os problemas de burocracia têm sido muitos. Tanto que o longa, de 2008, foi adiado mais uma vez.

A estreia tinha sido confirmada para esta sexta-feira (2), mas foi adiada para pelo menos o dia 16 deste mês, informa o blog JBox.

Esse não é o primeiro balde de água fria jogado nos fãs do cineasta Hayao Miyazaki, autor de "Chihiro" (2001) e "O Castelo Animado" (2004). O filme já tinha sido previsto, por exemplo, para outubro de 2009 e, em seguida, para janeiro de 2010.

O longa conta a história da amizade de Ponyo, peixe dourado fêmea, e Sosuke, um garoto de cinco anos de idade.

Nos EUA, a bilheteria não foi das mais animadoras. No ano passado, depois de dez semanas em cartaz, havia arrecadado US$ 15 milhões, cifra considerada baixa para o mercado.

No site da distribuidora PlayArte, não há explicações para a redefinição da data de lançamento. Resta o receio de que, como outros clássicos de Miyazaki, a obra pule a etapa cinema e seja lançada diretamente em DVD.


Fonte: BOL Noticias

VOCÊ DARIA SEU VOTO A UMA "PERERECA"??

São 2:39 da madruga, acabei de levantar do sofá... estava assistindo o Programa do Jô.
Vim para cá [também] por conta do ultimo entrevistado dele, o sr. Marcelo Cesar Peixoto Diniz.
O cara é publicitário e "bipolar", pois é... o cara escreveu um livro sobre sua bipolaridade... legal, em geral as pessoas não se assumem.. enfim... o caso é.... ele criou um movimento: 

VOTAR NA PERERECA É UMA FORMA DE FAZER PRESSÃO NA POLÍTICA.

 O Comitê Eleitoral da Perereca não é campanha de voto nulo. É contra a corrupção. 


A PERERECA SE AMARRA EM RUI BARBOSA

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

A gente se sente aviltado com a corrupção, mas se escolhemos ficar calados, a politicalha se agiganta. É preciso que eles saibam que nós não estamos nada satisfeitos. É preciso que eles saibam que muita gente junta tem poder.

Vote na Perereca. Mostre o quanto eles são ridículos.www.voteperereca.com.br

Ele tem um blog... clique AQUI

Ahhh a perere ca também "Blog da Perereca"
Tem também Pererca no Facebook 
 Informações gerais:
Não é pornô. É engraçado. É sério. As excelências não vão nos levar à extinção. Vem aí o www.voteperereca.com.br. A perereca está se refazendo da politicalha. Logo, logo, o site vai ficar pronto e a perereca vai ser mais votada do que a original.
Missão:
A perereca representa a população brasileira, que não agüenta mais tanta corrupção neste país. Então, www.voteperereca.com.br é o único caminho. Vamos mostrar pras excelências que opinião pública


Fonte: Comitê Eleitoral da Perereca

VALE A PENA VER DE NOVO

NÃO,NÃO É REPRISE DE NOVELA DA GLOBO!! É SIMPLESMENTE UMA SAUDADE DE FILMES BONS QUE JÁ VI HÁ MUITO MUITO TEMPO E QUE ESTOU QUERENDO "RE"VER...
ALGUNS EU JÁ TENHO... OUTROS JÁ SEI ONDE TEM.. HEHEHE... E OUTROS QUE NUNCA TIVE TEMPO DE VER.... OS MAIS RAROS ESTOU CATANDO NA NET...
BOM SE TIVER ALGUMA SUGESTÃO É SÓ DEIXAR NOS COMENTARIOS...
COMO JÁ AVISEI A ALGUNS CAMARADAS, EM BREVE O CINE PYRATA ESTARÁ DE VOLTA!!!
AHHHHHHHHH SÓ PARA QUE FIQUE REGISTRADO, OUTRO DIA ME PERGUNTARAM SE ERA "CINE PYRATA" PQ OS FILMES SÃO PIRATAS... BAIXADOS DA NET... 
GENTE ALGUNS SÃO BAIXADOS.. MAS QUEM ME CONHECE SABE O TANTO DE FILME QUE TENHO E QUE POSSO TER ACESSO A ORIGINAIS... TENHO MEUS FORNECEDORES KKKKKK
NÃO BOICOTE MINHAS AÇÕES!!!
QUER SER CONVIDADO FAÇA POR ONDE!!!
SEI DE MUITA GENTE QUE APRECIA AS MINHAS SESSÕES "PYRATAS" OU NÃO RSRS
 AQUI VAI UMA LISTA:

1 - TRAINSPOTTING: SEM LIMITES (1996) - CINEASTA: DANNY BOYLE / GÊNERO: DRAMA/COMÉDIA/CRIME

2 - ONDA, A (1981) - CINEASTA: ALEX GRASSHOF/ GÊNERO: DRAMA

3 - CASABLANCA (1942) - DIREÇÃO: MICHAEL CURTIZ / GÊNERO: DRAMA/ROMANCE

4 - VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? (1944) - CINEASTA: NORMAN FERGUSON
GÊNERO: ANIMAÇÃO/MUSICAL

5 - FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN, O (2001) - DIREÇÃO: / GÊNERO: ROMANCE JEAN-PIERRE JEUNET

6 - BLADE RUNNER: DIRECTOR'S CUT (1982) - DIREÇÃO: RIDLEY SCOTT / GÊNERO: FICÇÃO-CIENTÍFICA

7 - APOCALYPSE NOW REDUX (1979) - DIREÇÃO: FRANCIS FORD COPPOLA / GÊNERO: GUERRA

8 - SCARFACE (1983) - CINEASTA: BRIAN DE PALMA / GÊNERO: DRAMA/SUSPENSE

9 - SEM DESTINO (1969) - CINEASTA: DENNIS HOPPER / GÊNERO: DRAMA/SUSPENSE

10 - NADA DE NOVO NO FRONT (1930) - CINEASTA: LEWIS MILESTONE
GÊNERO
: DRAMA/GUERRA

 

 

quinta-feira, 1 de julho de 2010

UTILIDADE PÚBLICA!!! AJUDAR É BOM!!!

GENTE RECEBI ESSE EMAIL DO AMIGO TIAGO ALMADA .... E REPASSO....

          "Alguns de vocês conhecem a “Moça”, uma cadela de rua que em fevereiro invadiu meu condomínio e pariu 8 filhotes. Fizemos uma campanha e os 8 foram adotados, graças a Deus. Essa foi a reportagem da TV Atalaia sobre nosso caso:
        A moça ainda não conseguiu um lar, mas como ela adoeceu, suspendemos temporariamente a campanha de adoção dela, até que ela esteja 100% saudável.
         O problema, não sei se vocês lembram ou sabem, é que como moro em prédio, os vizinhos não aceitaram a Moça e seus filhotes e continuam não aceitando. É uma luta diária, muitas brigas em reuniões de condomínio para que possamos deixá-la aqui enquanto fazemos o tratamento (ela faz sessões semanais de quimioterapia). Só que hoje o problema se agravou. Apareceu um filhote SRD, muito fofo, que deve cerca de 4 meses e alguém achou que fosse ela e o colocou no cantinho em que a Moça fica.
       Resultado: estamos com mais um cãozinho “clandestino” por aqui. E com vizinhos vociferando expulsar ambos.
       O que eu e Sarah (a vizinha que cuida deles comigo) necessitamos urgente: um lar para o filhote. Também queremos um para a Moça (que já está castrada), mas precisamos primeiro terminar o tratamento dela, e se os vizinhos expulsarem os dois, não teremos nem lar para um, nem para outro.
Ajudem-nos. Mesmo que não possa adotá-lo, divulgue esse email, pois quem sabe assim encontremos alguém que possa ficar com ele.
Contatos: Soraya: 3042-2411 e 8801-4733
                   Sarah: 3217-8611  e 8812-6850

Obrigada"

CARACA ADOOOOOORO CACHORROS, MAS TAMBÉM MORO EM APTO....
AJUDO DA MANEIRA QUE POSSO...
SE QUISER VISUALIZAR MELHOR, É SÓ CLICAR NA FOTO!!! AU?! rs


quarta-feira, 30 de junho de 2010

O QUE É SERGIPANIDADE?

Dias 8 e 9 de julho é dia do projeto que como tema:  O QUE É SERGIPANIDADE?




Aglacy Mary opinou em seu blog.

@MarceloDeda via twitter disse que
@Sergipanidade_ "É cultivar a nossa identidade, valorizar a nossa cultura, conhecer a nossa história e nos sentir parte importante do Brasil."

Eu enviei algumas fotos nos álbuns do PICASA


E você? 

Participe: responda com TEXTOS, FOTOS ou VÍDEOS, enviando-os para o e-mail
sergipanidade@aperipe.se.gov.br

fonte: Prog Cult Blog 

Mais um pouco de Benett

Caraca!!! Gente estava esquecida desse maravilhoso personagem dele: CACHORRO!!
Aproveitem!!! E clique AQUI para ler a tirinhas do CACHORRO. rsrs

Fonte: Salmonelas

terça-feira, 29 de junho de 2010

TIRINHAS \o/

fonte: Benett Blog

Faço das palavras dele, as minhas...









MENOS UM ATEU GENIAL NO MUNDO  
Allan Sieber









 
 

  
"Se Deus para mim não existe, eu não posso fazer um ajuste de contas com ele. O absurdo é que o ser humano primeiro inventou Deus e depois se escravizou a ele, isso é o que eu questiono nesta obra".
José Saramago, falando sobre o livro "Caim".











 



Não tenho muito que falar.. pois ao contrario da criatura que se foi não tenho dom para tal...
Humildemente deixo aqui registrado minha tristeza.



sábado, 19 de junho de 2010

AGENDA FORRÓTICA 2!!! FORRÓ CAJU

Continuando a agenda dos festejos juninos da nossa capital "Buracaju City"
Gente, ADORO Aracaju quando me refiro a ela assim, não quero depreciar... é uma revolta que tenho e que sei que muitos tem sobre a forma "provinciana" de se viver por aqui... deixando de lado o blá blá blá...
FORRÓ CAJU -Data: 18/06/2010 21:00:00-29/06/2010 21:00:00
Local: Mercado Central - AracajuAtrações: 18 de junho (sexta-feira)
21h - Clemilda
22h - Orquestra Sanfônica de Aracaju
23h - Petrúcio Amorim
0h30 - Cavaleiros do Forró
02h - Calcinha Preta

19 de junho(sábado)
21h - Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha
23h - Adelmario Coelho
0h30 - Forró Maior
02h - Aviões do Forró

20 de junho (domingo)
21h - Passarada do Ritmo
23h - Targino Godim
0h30 - Banda Calypso
002h - Mulheres Perdidas

21 de junho (segunda-feira)
21h - Samfonada
23h - Naurêa
00h30 - Estakazero
02h - Forró Fantástico

22 de junho (terça-feira)
21h - Erivaldo de Carira
23h - Trio Nordestino
0h30 - Forró da Pegação
02h - Fogo na Saia

23 de junho (quarta-feira)
21h - Dominguinhos
23h - Xotebaião
0h30 - Zé Ramalho
02h00 - Forró do Muído

24 de junho (quinta- feira)
21h - Zé Tramela
23h - Genival Lacerda
0h30 - Gilberto Gil
02h - Cia do Calypso

25 de junho (sexta-feira)
21h - Amorosa
23h - Geraldinho Lins
0h30 - Anjo Azul
02h - Cintura Fina

26 de junho (sábado)
21h - Trio Juriti
23h - Alceu Valença
0h30 - Gatinha Manhosa
02h - Garota Safada

27 de junho (domingo)
21h - Sergival
23h - Glaucio Costa
0h30 - Geraldo Azevedo
02h - Forro dos Plays

28 de junho (segunda feira)
21h - Lourinho do Acordeon
23h - Flávio José
0h30 - Elba Ramalho
02h - Mastruz com Leite

29 de junho (terça feira)

21h - Rogério
23h - Jorge de Altinho
0h30 - Falamansa
02h - Limão com Mel

AGENDA FORRÓTICA?! do ARRAIÁ DO POVO

Hehehe isso é coisa minha acho que acabei de inventar uma palavra  [eu me acho...rsrs perdida é que não fico... EU SOU!!] kkkkkkkkkk Vamos lá para a agenda dos amantes do forró!!!
ARRAIÁ DO POVO - Data: 09/06/2010 18:00:00-11/07/2010 19:00:00
Local: Orla de Atalaia - Aracaju
Atrações: 09/06 (Quarta-feira)
18h – Banda Pífano de Pife
19h – Trio Nordestinos de Ritmo
20h – Grupo Peneirou Xerém
21h – Quadrilha Século XXI
22h – Trio Acauã
23h – Erivaldo de Carira

10/06 (Quinta-feira)
18h – Mão de Pilão
19h – Trio Piauí
20h – Samba de Coco da Barra dos Coqueiros
21h – Quadrilha Assun Preto
22h – Os Brasas Nordestinos
23h – Luiz Paulo

11/06 (Sexta-feira)
18h – Banda de Pífanos de Aracaju
19h – Trio Geração
20h – Batucada Pisa Pólvora
21h – 1º Baila Conosco
22h30 – Baçança Eu
00h30 – Antônio Carlos Du Aracaju
02h – Trio Xamego Bom

12/06 (Sábado)
18h – Banda de Pífanos Povoado Pau de Colher (Simão Dias)
19h – Nordeste Independente
20h – Samba de Coco da Ilha de Mem de Sá (Itaporanga)
21h – Quadrilha Retirantes do Sertão (Frei Paulo) e Luiz Gonzaga (Aracaju)
22h – Barco de Fogo
23h – Juriti & Banda
01h – Cidinho e Forró Traquino

13/06 (Domingo)
18h – Banda de Pífano Nossa Srª Mãe dos Homens (Japoatã)
19h – Chamego Nordestino
20h – Samba de coco de Nossa Srª do Socorro
21h – Sanfona Branca
22h – Trio Cariri

17/06 (Quinta-feira)
18h – Trio Xeguei do Forró e Trio Geração
19h – Banda de Pífanos Três de Maio
20h – Trio Forrozão Retalhos Nordestinos
21h – Batalhão de Bacamarteiros – Povoado Aguada (Carmópolis)
22h – Forrobodó
23h – Isamel e os Filhos do Nordeste
00h – Rodriguinho

18/06 (Sexta-feira)
18h – Banda de Pífano Nossa Srª da Conceição
19h – Trio Cascavel
20h – Samba de Coco São Benedito
21h – Quadrilhas Cangaceiros Carcará e Asa Branca
22h – Mimi do Acordeon
23h – Trio Bem-te-vi do coquinho e Trio Geração
00h30 – Lourinho do Acordeon
02h – Trio Itaporanga

19/06 (Sábado)
18h – Banda de Pífanos Rosário do Catete
19h – Trio Chamego do Forró
20h – Grupo Parafuso
21h – Quadrilhas Rala-Rala e Maracangaia
22h – Barco de Fogo
23h – Correia dos Oito Baixos e Nino KarvanDia

20/06 (Domingo – Forró das crianças)
18h – Trio Forrozeiro Mirim/Espetáculo Mamulengo Cheiroso
19h – Banda de Pífanos Nossa Srª da Conceição (Muribeca)
20h – Os Caçulas Nordestinos
21h – Batalhão de Bacamateiros
22h – 1º Xodó da Vila Mirim
23h – Trio Espinho de Mandacaru
00h – João da Pasarada

23/06 (Quarta-feira)

18h – Banda de Pífanos de Moita Bonita
19h – Trio Ednaldo do Acordeon
20h – Samba de Coco do Povoado Mussuca
21h – Quadrilha Cangaceiros da Boa e Retalhos Nordestinos
22h – Barco de Fogo
23h – Cobra Verde
01h – Zé Rosendo & Marluce

24/06 (Quinta-feira)

18h – Banda de Pífanos de São Francisco
19h – Trio originais do Ritmo
20h – Batalhão de Tradição
21h – Quadrilhas Meu Xodó e Arreio de Ouro
22h – Trio Asa Branca
23h – Edgard do Acordeon

25/06 (Sexta-feira)
18h – Banda de Pífanos de Tobias Barreto
19h – Trio Forró Moleque
20h – Caceteira de São Cristóvão
21h – Quadrilhas Pioneiros da Roça e Ciganinha
22h – Trio Bebero Paraiba
23h – Cabeça de Frade
02h – Trio Pavio do Forró

26/06 (Sábado)
18h – Banda de Pífanos de Alagadiço
19h – Trio Forró de Mala e Cuia
20h – Samba de Coco de Sítios Altos (Tobias Barreto)
21h – Quadrilhas Flor Nordestina e Apaga a Fogueira
22h – Barco de Fogo
23h – Caçula do Forró
01h – Trio Itapoá

27/06 (Domingo)
18h – Banda Pífanos Seu Benon
19h – Trio Cledilson do Acordeon
20h – Samba de Coco Barra dos Coqueiros
21h – Quadrilha Xodó da Xapada
22h – Mimi do Acordeon
23h – Joseane Dy Josa

28/06 (Segunda-feira)
18h – Banda de Pífano Nossa Srª da Conceição
19h – Jailson do Acordeon
20h – Batucada Buscapé
21h – Quadrilhas Balança Nordestino e Século XX
22h – Barco de Fogo
23h – Trio Branquinho do Acordeon
01h – Rogério

01/07 (Quinta-feira)
19h – Trio Borborema
21h – Canta Galo de Capela
21h – Xote de Viola
22h – As Patricinhas do Forró

02/07 (Sexta-feira)
19h – Banda Ralacoxa e Tomé do Forró
21h – Quadrilha Xodó da Vila
21h – Marcos Guede
22h – Robson Patinga

03/07 (Sábado)
19h – Trio Sorriso do Forró
21h – Quadrilha Abusados da Roça
21h – Joesia Ramos
22h – Trio Negão do Xaxado

04/07 (Domingo)
19h – Espetáculo ‘Santo Antônio de Todos os Tempos’
21h – Trio Jacaré
21h – Casaca de Couro

08/07 (Quinta-feira)
19h – Carlos Moreno
21h – Samba de Coco de São Domingos
21h – Mestiça Raiz
22h – Wilson Segal

09/07 (Sexta-feira)
19h – Skema de Três
21h – Quadrilha Forró na Roça
21h – Zé Tramela
22h – Gilvan

10/07 (Sábado)
19h – Wilson Cordeiro
21h – Quadrilha Unidos do Arrastapé
21h – Trio Café Suado
22h – Cassiano do Forró

11/07 (Domingo)
19h – Trio Ravengar
20h30 – Batalhão 1º de Julho
21h – Orquestra Sanfônica
22h – Rojão Diferente

EXTRA!! EXTRA!!!

Livro sobre Luiz Gonzaga será lançado neste sábado

19/6/2010

Uma visão diferente da vida e obra de Luiz Gonzaga, conhecido como ´Rei do Baião´. Essa é a proposta do escritor e coronel da reserva da Polícia Militar do Maranhão José Marcelo Leal Barbosa, que lançará no próximo sábado, (19), em Aracaju, o livro intitulado por ´Homenagens Especiais ao Eterno Rei do Baião´.

"Além de ressaltar uma visão diferente da vida de Luiz Gonzaga, a obra traz um legado da cultura nordestina com traços das obras de arte gonzagueanas e seus artesanatos. Os interessados adquirem o livro composto por 13 capítulos e o material ainda é acompanhado por um CD com 13 canções em homenagem ao ´Rei do Baião´ e entrevistas inéditas", completou o coronel Marcelo.

O lançamento oficial do livro ocorreu dia 3 de junho em Teresina, no Piauí. Em Aracaju, a obra ´Homenagens Especiais ao Eterno Rei do Baião´ acontece no sábado, 19, às 14 horas, no Complexo Cultural Gonzagão, localizado no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia.

Apoio ao GACC

Cada livro tem o valor simbólico de R$ 25, sendo 25% da renda arrecadada no Estado destinada para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/SE), instituição filantrópica sem fins lucrativos que tem como missão humanizar o tratamento da criança e do adolescente com câncer oferecendo assistência psicossocial e material, garantindo aos jovens o direito à saúde e a vida.

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido também como ´Rei do Baião´, foi uma das mais completas e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria e a sexualidade das festas juninas e dos forrós pé-de-serra; bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Admirado por grandes músicos, como Gilberto Gil e Caetano Veloso, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Giló (1949) e Baião de Dois (1950). Nascido em Exu, interior de Pernambuco, filho do sanfoneiro seu Januário, o melhor sanfoneiro do sertão pernambucano, a quem tantas vezes homenageou, trabalhou na roça e animou os bailes da região com sua sanfona antes de ser destaque no mercado musical.

Fonte: PM/SE apud Atalaia Agora


Noticia extraida do ClickSergipe

60 DIAS COM ELE

Minha ausência TOTAL daqui do blog tem esse titulo rsrs
Ahhhhhhhhh abandonei o orkut... pois é.. a o perfil ainda existe, mas só para aqueles que por ventura queriram saber algo de mim e já não sabem como me encontrar.. é dificil não saber como me encontrar massssss
Sou uma das mais novas usuarias do FACEBOOK!! tcharammmm kkkkkkkkkk
E você me pergunta...
O que tem de melhor?!
Acredito que nada demais... cansei do Orku!!! Pode ser?! Dá licença?!
Da mesma forma que não consigo entender o Twiter!!! Faça me o favor... já não consigo fazer postagens decentes aqui imagine no Twiter... ficar logada 24hs no ar AFFE...

Muita coisa boa tem acontecido [fiquei vermelha.. kkkkkkkkkkkkkkkkkk] e tenho feito muuuuuuuuuuuita coisa boa hehehe [já pensou naquilo né?!]
Vou avisando.. o CINE PYRATA vai voltar a funcionar...  o esquema está sendo montado e vocês logo serão  avisados.... brevemente... AGUARDEM!!

Chuvaaaaaaaaaaaa começou a chover.. aii aiii
Sinto falta do Madeira... [quem é ele?!] saberás.... vou fechar a janelas....

10 minutos depois...

Não foram muitas janelas, é que como eu tenho um mal terrivel, TDAH... vou melhorar... muitos ainda sereferem como DDA... entendeu?!
Não?! Putz....
Ahhh esquece estou sem paciência.... tenho mania de fazer mil coisas ao mesmo tempo... se levanto para fazer algo, VAI TER... VOU ENCONTRAR... outra coisa de certeza para fazer que provavelmente não vou conseguir concluir e que vai atrapalhar na conclusão da primeira... entendeu?!

Ultima chance... levantei para fechar a janela e antes de chegar até a primeira janela saí catando os tênis, as sandálias e coisas que deixo largadas quando chego da rua... resultado: mãos cheias de coisas e a chuva molhando o sofá... conclusão... acabei de lembrar que larguei os 2 pares de tênis, a bolsa que estava em cima da mesa e o par de sandalias do corredor no sofá!!! AFFFFFFFFFE larguei lá para acudir o sofá da molhação zezuiz... Ahhhh a jenela eu lembro que fechei rsrsrs
Mulheres em geral são complicadas só que eu sou ao cubo!! Existem excessões...
NÃO SOU UMA DELAS!!!

Valeu Madeira você REALMENTE ME ATURA!!!

Ahhh.... juro que até o fim do dia faço outra postagem sobre lá oquê... quero falar dos meus 60 dias com ele... dos meus 30 dias de férias em Hell City... dos filems maravilhosos que vi.. e que quero compartilhar com você... é!! você mesmo!! o CINE PYRATA é pensando em você rsrsrs CARACA!! total merchannnnnn kkkkkkkkkkkk sério... estou precisando de grana e acho que vou começar a cobrar pelo CINE PYRATA... prometo uma proposta "DECENTE", se bem que isso não é do meu feitio kkkkkkkkkkkkkkkkk

Vou ver os últimoS episodios de LOST agora... uhuuu consegui aguentar!!! E só sei que o final foi péssimo... hehehe estou no episodio 15...

INTÉ...

XERUS =***********

AGENDA?! O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM BURACAJU CITY?!

Olááááá!!!!
Depois de muuuuito tempo sem aparecer por aqui EIS QUE RETORNO... sem muitas promessas de assiduidade... ando desnimada e meu pc tem me deixado na mão com frequencia... tsc tsc meu velho velho de guerra recisa ser aponsentado... ai aiii 
Mas... vamos ao que interessa!!!
 
REncaminhando o convite da FUNDAÇÃO APERIPÊ para o nobre camarada André Teixeira do ProgCult blog...
Ele também pergunta... 
 PARA VOCÊS,
 
O QUE É SERGIPANIDADE?!
 
Responda para o e-mail: sergipanidade@aperipe.se.gov.br
 
ABAIXO SEGUE O CONVITE...
 
Bom dia!

Para o ProgCult blog contribuir com a Fundação Aperipê como vêm acontecendo, informo:

A Fundação Aperipê (FUNDAP) abre as portas para que você artista sergipano obtenha o reconhecimento que merece. Pensando nisto, o Estande da Aperipê localizado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, servirá também como ponto de venda de produtos musicais  (DVD's, CDs, EPs, camisas, etc) de artistas sergipanos.

O estande vai estar até o final do mês armado na orla, mas o quanto antes o artista deixar seus produtos musicais melhor para as vendas. A verba arrecadada no local será repassada para os respectivos artistas, de acordo com a venda de seus produtos. 

Para movimentar ainda mais este serviço, solicitamos que a cada artista disponha dois produtos para que sejam sorteados em programas da rádio (Aperipê FM 104.9) e durante os shows no evento. 

A Bago de Jaca, Xote e Baião, Rubens Lisboa, Joésia Ramos, Cabedal e Ararão já deixaram sus discos!

Vale lembrar que os produtos que não forem vendidos serão devolvidos para os artistas.

Qualquer dúvida pode me procurar.

Att,
Nívia Lima
Coord. de Marketing
(79) 3179-1836
(79) 8809-2618
 
 Mais informações acessem o blog do camarada André Teixeira... clicando AQUI!!