Usuarios da semana...

domingo, 4 de julho de 2010

VocÊ sabe a origem da canjica?!

NÃO!!! Pois então leio este artigo feito pelo professor Francisco José Alves

Lembrando para quem não é do nordeste que a canjica aqui, é conhecido como o famoso 'cural' no sul e sudeste.



 O enigma da canjica

A canjica, no parecer abalizado do mestre Luís da Câmara Cascudo (Dicionário do Folclore Brasileiro. 9 ed. São Paulo: Global, 2000), é “prato tradicional, indispensável e típico nas festas de São João”. De fato, é muito difícil discordar do eminente potiguar. É uma heresia culinária conceber as festas juninas nordestinas sem a presença da deliciosa iguaria. A receita é muito simples: milho verde ralado, açúcar, manteiga, leite de coco. Como condimento, o cravo e a canela.

Os poucos ingredientes combinam-se e resultam numa tentação para qualquer asceta à mesa. A iguaria pode ser comida quente ou fria, sendo que o mais comum é seu consumo gelada. Mas como a canjica se fez presente na culinária brasileira? Veio da África, da Europa ou é coisa made in Brasil? Que história esconde o maravilhoso manjar?

A título de nota, consideremos o que dizem os “peritos” da área, os etimólogos, que investigam as origens, as metamorfoses dos vocábulos ao longo do tempo. Vale dizer, logo de início, que a origem do termo canjica é questão controversa. Não há consenso entre os especialistas sobre o tópico. Revisemos o parecer dos especialistas.

O sociólogo Gilberto Freyre (Casa grande e senzala. 48. ed. São Paulo: Global, 2003), foi um dos primeiros a se debruçar sobre a origem da canjica. Conforme ele, a canjica é prato de procedência nativa. Enquadrar-se-ia na lista das contribuições culinárias dos índios ao cardápio nacional. A canjica, ao lado da moqueca, da paçoca, do mingau, do beiju, da carne moqueada, seria uma deliciosa herança dos Tupinambá, índios brasileiros que habitavam o litoral, quando da chegada dos europeus nos começos do século 16. O estudioso recifense concebe a canjica como sendo derivada do termo tupi “acanjic”. Infelizmente, Freyre não indica a fonte da sua explicação etimológica.

A favor da tese do autor, temos o fato de que o milho, matéria-prima principal da canjica, é cereal de comprovada origem sul americana. Todavia, contra a tese de Gilberto Freyre, se levanta o depoimento taxativo de uma testemunha colonial: Frei Vicente do Salvador (História do Brasil. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1979). Em 1627, o religioso, tratando da relação dos índios com o coco, recém introduzido na terra, diz que os silvícolas “só os comem e bebem a água (...) sem os mais proveitos que tiram [do coco] na Índia”.

Contrapondo-se à explicação dada por Gilberto Freyre, temos a opinião de estudiosos da língua portuguesa. Para estes peritos, o termo canjica não é indígena, veio importado da África junto com os escravos. Para Nei Lopes (Novo Dicionário Banto do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2003), o termo que batiza o nosso prato junino tem origem no quicongo, língua falada no Congo e Angola. O dicionarista vê no termo canjica uma metamorfose de “Kanzika”, papa grossa de milho cozido.

Mário Eduardo Viaro (Por trás das palavras: Manual de Etimologia do Português. São Paulo: Globo, 2004), professor de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo, é outra autoridade a defender a procedência africana do termo canjica. Viaro, como Nei Lopes, acredita que o nome chegou até nós por meio dos escravos africanos. O autor deriva o termo português canjica das línguas bantas quimbundo e umbundo, faladas, sobretudo, em Angola. Conforme Viaro, canjica advém de “Kanjica”, nas línguas mencionadas significa papa. No entender do especialista, o quimbundo e o umbundo “são as mais representativas [das línguas africanas] nas etimologias do português”.

Antes de Nei Lopes e de Eduardo Viaro, um outro perito brasileiro já havia atribuído origens africanas ao vocábulo canjica. Aludo ao etimologista Antenor Nascentes (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1937). O famoso estudioso viu na canjica brasileira uma herança procedente da África. No parecer do ensaísta, canjica é vocábulo oriundo do quimbundo “língua da família banta falada em Angola pelos ambundos”. Canjica, diz o autor, vem do quimbundo, “Kandjica”.

O filólogo Antonio Geraldo da Cunha (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986) também tentou decifrar o enigma etimológico da canjica. Cunha se distancia tanto da hipótese ameríndia quanto da africana. O perito entende que canjica vem de uma outra palavra portuguesa. Para ele, a origem de canjica é o termo canja. O termo viria de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”. Assim, conforme os estudioso, o nome de batismo da canjica tem origem asiática.

Que o leitor não estranhe a suposta origem oriental da canjica. Pois foi intensa a presença portuguesa na Índia, particularmente em Goa, a partir do século 16. Lembra-nos Eduardo Viaro que os “portugueses tiveram contato direto com vários povos da Ásia”. O mesmo estudioso afirma que o malalaia enquadra-se dentre as línguas indianas com as quais os portugueses mais tiveram contato, ao lado do concani e do tâmil. Se Cunha tiver correto, a brasileiríssima canjica é prato híbrido, cujo nome procede do distante oriente. Assim, o insosso arroz foi substituído pelo milho, e o leite de coco tomou o lugar da água.

Favorecendo a hipótese de Cunha, temos que considerar as intensas relações comerciais entre Índia e Portugal entre 1497 e 1860. A chamada “carreira da Índia”, o roteiro marítimo, incluía o porto da Bahia. Por meio dele, muitos produtos orientais, particularmente indianos, foram trazidos ao Brasil, ao longo dos séculos 16, 17, 18 e 19. É o caso do cravo e da canela, dois condimentos da celebrada canjica.

Vê-se, pois, que o delicioso manjar junino, a canjica, pode ter se originado em três distintos pontos da geografia: Brasil; Angola/Congo e Índia (Goa). Aos peritos da etimologia, fica a tarefa de dirimir qual das três hipóteses é a mais acertada, ou apresentar uma outra mais condizente com a documentação. Eu, mero curioso nesta seara fascinante, fico a aguardar, ansioso, que eles esclareçam o enigma etimológico da canjica.


Currículo
Doutor em História Social, mestre em Antropologia e professor do Departamento de História/UFS. E-mail: fjalves@infonet.com.br. 
 

sábado, 3 de julho de 2010

Dos males o menor... Será?!

Comércio popular espera desencalhar produtos da Copa no 7 de Setembro

 DE SÃO PAULO

Após a eliminação do Brasil da Copa, as cores verde e amarela ainda dominavam as vitrines das lojas da rua 25 de março, no centro de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (2). De olho no estoque, comerciantes e lojistas dizem que produtos de tonalidades patrióticas não são um problema.

O 7 de Setembro ainda está por vir e, até lá, a vitrine deve ser ocupada por produtos de lã e outros relacionados ao inverno. Mesmo deixando de comprar mais adereços com o tema do Mundial, os torcedores dizem que irão continuar usando as cores da bandeira. 

Fonte: FOLHA.com

Brasileiro é PHODA!! 

Melhor que isso é a TIM anunciar que vai deixar a promação TIM INFITY PRÉ 25 CENTAVOS até 2014!!!
Vou fazer uma macumba para seleção... Alguem sabe ao certo quantos são na comitiva brasileira?!
Quero números!!! Vou ao brejo... ao menos 23 sapinhos eu cato...

 

 

Vivo a torcer...

Para que certos filmes estreem aqui em Buracaju City...

Estreia de "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar" é adiada mais uma vez no Brasil

A peixinha dourada Ponyo vem enfrentando uma saga de muitas complicações no Brasil, ultimamente. E isso não está acontecendo no plano da ficção, mas no mundo real mesmo.

Afinal, fora das águas do filme "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar", os problemas de burocracia têm sido muitos. Tanto que o longa, de 2008, foi adiado mais uma vez.

A estreia tinha sido confirmada para esta sexta-feira (2), mas foi adiada para pelo menos o dia 16 deste mês, informa o blog JBox.

Esse não é o primeiro balde de água fria jogado nos fãs do cineasta Hayao Miyazaki, autor de "Chihiro" (2001) e "O Castelo Animado" (2004). O filme já tinha sido previsto, por exemplo, para outubro de 2009 e, em seguida, para janeiro de 2010.

O longa conta a história da amizade de Ponyo, peixe dourado fêmea, e Sosuke, um garoto de cinco anos de idade.

Nos EUA, a bilheteria não foi das mais animadoras. No ano passado, depois de dez semanas em cartaz, havia arrecadado US$ 15 milhões, cifra considerada baixa para o mercado.

No site da distribuidora PlayArte, não há explicações para a redefinição da data de lançamento. Resta o receio de que, como outros clássicos de Miyazaki, a obra pule a etapa cinema e seja lançada diretamente em DVD.


Fonte: BOL Noticias

VOCÊ DARIA SEU VOTO A UMA "PERERECA"??

São 2:39 da madruga, acabei de levantar do sofá... estava assistindo o Programa do Jô.
Vim para cá [também] por conta do ultimo entrevistado dele, o sr. Marcelo Cesar Peixoto Diniz.
O cara é publicitário e "bipolar", pois é... o cara escreveu um livro sobre sua bipolaridade... legal, em geral as pessoas não se assumem.. enfim... o caso é.... ele criou um movimento: 

VOTAR NA PERERECA É UMA FORMA DE FAZER PRESSÃO NA POLÍTICA.

 O Comitê Eleitoral da Perereca não é campanha de voto nulo. É contra a corrupção. 


A PERERECA SE AMARRA EM RUI BARBOSA

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

A gente se sente aviltado com a corrupção, mas se escolhemos ficar calados, a politicalha se agiganta. É preciso que eles saibam que nós não estamos nada satisfeitos. É preciso que eles saibam que muita gente junta tem poder.

Vote na Perereca. Mostre o quanto eles são ridículos.www.voteperereca.com.br

Ele tem um blog... clique AQUI

Ahhh a perere ca também "Blog da Perereca"
Tem também Pererca no Facebook 
 Informações gerais:
Não é pornô. É engraçado. É sério. As excelências não vão nos levar à extinção. Vem aí o www.voteperereca.com.br. A perereca está se refazendo da politicalha. Logo, logo, o site vai ficar pronto e a perereca vai ser mais votada do que a original.
Missão:
A perereca representa a população brasileira, que não agüenta mais tanta corrupção neste país. Então, www.voteperereca.com.br é o único caminho. Vamos mostrar pras excelências que opinião pública


Fonte: Comitê Eleitoral da Perereca

VALE A PENA VER DE NOVO

NÃO,NÃO É REPRISE DE NOVELA DA GLOBO!! É SIMPLESMENTE UMA SAUDADE DE FILMES BONS QUE JÁ VI HÁ MUITO MUITO TEMPO E QUE ESTOU QUERENDO "RE"VER...
ALGUNS EU JÁ TENHO... OUTROS JÁ SEI ONDE TEM.. HEHEHE... E OUTROS QUE NUNCA TIVE TEMPO DE VER.... OS MAIS RAROS ESTOU CATANDO NA NET...
BOM SE TIVER ALGUMA SUGESTÃO É SÓ DEIXAR NOS COMENTARIOS...
COMO JÁ AVISEI A ALGUNS CAMARADAS, EM BREVE O CINE PYRATA ESTARÁ DE VOLTA!!!
AHHHHHHHHH SÓ PARA QUE FIQUE REGISTRADO, OUTRO DIA ME PERGUNTARAM SE ERA "CINE PYRATA" PQ OS FILMES SÃO PIRATAS... BAIXADOS DA NET... 
GENTE ALGUNS SÃO BAIXADOS.. MAS QUEM ME CONHECE SABE O TANTO DE FILME QUE TENHO E QUE POSSO TER ACESSO A ORIGINAIS... TENHO MEUS FORNECEDORES KKKKKK
NÃO BOICOTE MINHAS AÇÕES!!!
QUER SER CONVIDADO FAÇA POR ONDE!!!
SEI DE MUITA GENTE QUE APRECIA AS MINHAS SESSÕES "PYRATAS" OU NÃO RSRS
 AQUI VAI UMA LISTA:

1 - TRAINSPOTTING: SEM LIMITES (1996) - CINEASTA: DANNY BOYLE / GÊNERO: DRAMA/COMÉDIA/CRIME

2 - ONDA, A (1981) - CINEASTA: ALEX GRASSHOF/ GÊNERO: DRAMA

3 - CASABLANCA (1942) - DIREÇÃO: MICHAEL CURTIZ / GÊNERO: DRAMA/ROMANCE

4 - VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? (1944) - CINEASTA: NORMAN FERGUSON
GÊNERO: ANIMAÇÃO/MUSICAL

5 - FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN, O (2001) - DIREÇÃO: / GÊNERO: ROMANCE JEAN-PIERRE JEUNET

6 - BLADE RUNNER: DIRECTOR'S CUT (1982) - DIREÇÃO: RIDLEY SCOTT / GÊNERO: FICÇÃO-CIENTÍFICA

7 - APOCALYPSE NOW REDUX (1979) - DIREÇÃO: FRANCIS FORD COPPOLA / GÊNERO: GUERRA

8 - SCARFACE (1983) - CINEASTA: BRIAN DE PALMA / GÊNERO: DRAMA/SUSPENSE

9 - SEM DESTINO (1969) - CINEASTA: DENNIS HOPPER / GÊNERO: DRAMA/SUSPENSE

10 - NADA DE NOVO NO FRONT (1930) - CINEASTA: LEWIS MILESTONE
GÊNERO
: DRAMA/GUERRA

 

 

quinta-feira, 1 de julho de 2010

UTILIDADE PÚBLICA!!! AJUDAR É BOM!!!

GENTE RECEBI ESSE EMAIL DO AMIGO TIAGO ALMADA .... E REPASSO....

          "Alguns de vocês conhecem a “Moça”, uma cadela de rua que em fevereiro invadiu meu condomínio e pariu 8 filhotes. Fizemos uma campanha e os 8 foram adotados, graças a Deus. Essa foi a reportagem da TV Atalaia sobre nosso caso:
        A moça ainda não conseguiu um lar, mas como ela adoeceu, suspendemos temporariamente a campanha de adoção dela, até que ela esteja 100% saudável.
         O problema, não sei se vocês lembram ou sabem, é que como moro em prédio, os vizinhos não aceitaram a Moça e seus filhotes e continuam não aceitando. É uma luta diária, muitas brigas em reuniões de condomínio para que possamos deixá-la aqui enquanto fazemos o tratamento (ela faz sessões semanais de quimioterapia). Só que hoje o problema se agravou. Apareceu um filhote SRD, muito fofo, que deve cerca de 4 meses e alguém achou que fosse ela e o colocou no cantinho em que a Moça fica.
       Resultado: estamos com mais um cãozinho “clandestino” por aqui. E com vizinhos vociferando expulsar ambos.
       O que eu e Sarah (a vizinha que cuida deles comigo) necessitamos urgente: um lar para o filhote. Também queremos um para a Moça (que já está castrada), mas precisamos primeiro terminar o tratamento dela, e se os vizinhos expulsarem os dois, não teremos nem lar para um, nem para outro.
Ajudem-nos. Mesmo que não possa adotá-lo, divulgue esse email, pois quem sabe assim encontremos alguém que possa ficar com ele.
Contatos: Soraya: 3042-2411 e 8801-4733
                   Sarah: 3217-8611  e 8812-6850

Obrigada"

CARACA ADOOOOOORO CACHORROS, MAS TAMBÉM MORO EM APTO....
AJUDO DA MANEIRA QUE POSSO...
SE QUISER VISUALIZAR MELHOR, É SÓ CLICAR NA FOTO!!! AU?! rs