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segunda-feira, 12 de março de 2007

Você sabe o que é "TURISMO E COMUNICAÇÃO TURISTICA"?


Nãooooooooooooo!!! Entonces iras saber agora pois esse blog não teve só inicio num simples bate papo de msn, não meus amigos ele nasceu do surto que me acometeu depois dessa medida de eficiencia que minha professora na obrigação que cabe a ela de nos ensinar da forma correta como um universitário deve fazer uma pesquisa seja ela para que finalidade. Eu não acho que ela tá fazendo errado eu que na minha finita sanidade mental tow cansada a internet não me ajudou [nãopense que é em relação a conteudo não, é que quando precisei dela pra mandar o trabalho feito pra imprimir ela me abandonou!!! buáááááááááááá] [estalo os dedos eeee] lá vai...

O turismo abrange uma série de atividades e situações de viagens realizadas com propósitos familiares, comerciais e de lazer. Assim sendo, defini-lo torna-se um problema. Do ponto de vista geral turismo é a atividade econômica importante em todo mundo com posicionamento determinante para e no desenvolvimento de muitos países e que provoca mudanças sociais, econômicas e culturais significativas em inúmeras comunidades; de maneira que:

“O turismo é uma atividade que ultrapassa os setores convencionais da economia. Ele requer dados de natureza econômica, social, cultural e ambiental. Nesse sentido, é freqüentemente descrito como uma atividade multifacetada.” (LICKORISH e JENKINS, 2000, p. 9).

De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo) “o turismo é uma ferramenta operacional para aumentar e consolidar um fluxo turístico que trás benefícios imediatos aos consumidores/turistas e em curto e médio prazo aos residentes locais”, ou seja, enquanto negocio uma atividade geradora de renda e lucro, assume o papel de promotor de desenvolvimento econômico. Socioculturalmente falando “pode ser considerado uma pratica sócio e cultural que tem por objetivo atender as necessidades psicossociologicas das pessoas que viajam”. Economicamente o turismo pode ser abordado como “um sistema econômico-industrial de integração entre várias empresas que oferecem ampla variedade de serviços” sejam eles: alojamento, alimentação, meios de transporte dentre tantos bens tangíveis e intangíveis relacionados. Muitas vezes, o turismo é uma opção de estratégia da cidade em relação à sua localização, clima, recursos limitados ou não dentre tantos outros aspectos para se desenvolver e para a manutenção de uma melhor qualidade de vida de seus habitantes.

O turismo não acontece aleatoriamente, ele segue acontecimentos que os conduz. Com o turismo se expande o comércio, a economia divulga a cultura de um povo, se consubstanciam integrações sociais e fraternas entre grupos de uma mesma sociedade, enfim, sua importância e os fatores condutores e condicionantes das atividades que constituem o turismo em sua essência do crescimento contemporâneo, sendo assim:

Assim como não acontece por acaso, o turismo possui classificação que é determinada por suas funções, ou seja, por seus objetivos, local onde é praticado, que fenômeno o acompanha, e enfim qual tipo de perfil esse turista possui. Todas essas características são somatórias nesse processo. Sejam elas impostas ou necessárias o que acontece atualmente é:



ainda falta a definção de comunicação turistica pere aí...



A comunicação no turismo, atua na manutenção ou na construção da imagem qualitativa de um núcleo receptor ou equipamento - hotel, meio de transporte, agência de viagens ou de turismo - contribuindo para a formação da opinião pública e fixação de conceitos sobre a região, cultura e política como um todo ou de maneira específica. Porém, em relação à Publicidade, vários fatores devem ser levados em consideração e as estratégias publicitárias constituem mais um percurso de comunicação que um fim em si mesmo. Nielsen afirma:

O que se coloca em pauta diante da utilização da comunicação e publicidade juntas para um determinado fim é que o produto a ser vendido é intangível e envolve o consumo de um sonho. Sendo assim, cautela é primordial para que o que foi divulgado ou anunciado corresponda realmente às expectativas do consumidor/turista, sem causar danos à imagem ou qualquer outro tipo de perda ou depreciação advinda por tal ação. E Perroy e Frustier endossam:

“Toda ação sobre um território pode ter uma repercussão turística”. (PERROY; FRUSTIER, 1998, p.1).

Uma campanha publicitária torna possível a materialização dos objetivos e estratégias de comunicação, atendendo as metas específicas e à política a ser adotada. Onde é elaborada uma plataforma criativa centrada nas estratégias de propaganda - problemas e oportunidades, objetivos, target, vantagem competitiva, posição do produto e, sobretudo para o produto turístico uma imagem e personalidade de marca. Contudo se pode observar que as estratégias de mensagem, premissas de venda e a execução propriamente dita da campanha: conceito de criatividade, personalização, sentimento e aparência têm no plano de mídia base para seu satisfatório e pleno desenvolvimento. Com um Plano de Mídia que é etapa essencial da estratégia de comunicação; estarão envolvidos neste plano análises e decisões que avaliam qual o impacto de determinado meio, qual o seu alcance, quem pretende atingir, etc.

Devendo ser escolhido a combinação de suportes, para determinar um calendário de inserções para cada mídia. A internet têm papel de destaque para Nielsen:

De acordo com as ações diversificadas da comunicação é a publicidade que atinge mais diretamente o público, provocando e interagindo com ele reações e desejos de desfrutar de viagens e turismo. A comunicação e a publicidade assumiram seu lugar nesse percurso, com o estimulo da concorrência entre rotas turísticas, nas últimas décadas foram desenvolvidas as mais variadas pesquisas sobre o fenômeno turístico, constituindo-se um novo domínio científico que interessa a diversas disciplinas com suas inúmeras possibilidades de abordagem. Provocando revalorização dos atributos naturais e culturais de cidades que se somam às listas cada vez mais extensas dos locais de turismo.

Pensou que eu não ia colocar tudo né???? Ainda não acredita que afrochou um parafuso meu não é??? Ahhhhhhhhhhhhh se ligue eu tomo tarja preta!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e ainda não durmi... são.. 05:40 vou comprar um pãozinho tomar café e ver se existe vida pós trabalho de pesquisa mercadologica II. inté