OMO - Lava Mais Branco
Dificilmente uma dona-de-casa brasileira não ouviu, ou muito menos comprou, o sabão em pó OMO. A marca tornou-se extremamente conhecida entre as donas de casa devido, em grande parte, a slogans famosos como “Melhor que OMO só OMO”, “OMO faz, OMO mostra!” e “Só OMO lava mais branco”. A marca responde por cerca de 50% do mercado brasileiro de sabão em pó. É um produto de extrema qualidade, é marca tradicional, é aspiracional e tem envolvimento emocional.
História
O sabão em pó OMO foi criado pelo grupo Unilever em 1940 na Inglaterra. Seu nome é a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja). Na primeira embalagem, havia a ilustração de uma coruja estilizada e a frase “Safe Whitener and Cleaner”. As letras “o” imitavam seus olhos, enquanto o “m” formava o nariz e o bico da ave. No ano de 1964 introduziu a campanha com o slogan “Nothing washes more clearly, nothing washes whiter”. Outra campanha de grande sucesso foi introduzida em 1974 com o slogan “The strenght, wich goes through the knot”. Foi lançado no Brasil em 1957, sendo o primeiro sabão em pó do mercado nacional. Por não fazer muito sentido em português, a coruja nunca foi utilizada no país. A maior novidade por aqui era a cor azul do pó, que levou em conta o hábito brasileiro de utilizar anil para realçar o branco das roupas. Desde o início, para chamar a atenção nas prateleiras dos supermercados e vendas, sua embalagem já era grande, de papelão, com letras enormes e cores fortes, imitando pequenos cartazes. Em pouco tempo o produto tornou-se um dos produtos mais famosos entre os brasileiros, ganhando diversas linhas e variantes que atendem às diferentes necessidades: Progress, Multiação, Máquina e Cores (que foi introduzido no mercado em 1996). Na década de 70, oferecia a brancura incomparável, maior poder de limpeza, melhor dissolução e mais espuma para a lavagem das roupas. Foi nesta década que incorporou em sua fórmula o Azul Polar Brilhante no ano de 1975. Nos anos 80, continuou melhorando sua performance e tornando-se a marca especialista na lavagem, com novos benefícios que abrangiam remoção de manchas, maior rendimento e economia de tempo e esforço. No final desta década, as pesquisas demonstravam que a consumidora considerava uma obrigação sua eliminar as manchas do dia-a-dia, através de truques e técnicas que incluíam aplicação de gelo, talco, e a utilização combinada de sabão em pedra, água sanitária e outros produtos. A partir dessa constatação, a empresa desenvolveu, em 1988, OMO Dupla Ação com enzimas, produto capaz de resolver o problema de retirada de manchas. No ano seguinte introduziu o primeiro detergente líquido do mercado. Em 1995 lançou o OMO Progress, primeiro detergente em pó com Bleach do mercado brasileiro, seguido do OMO Cores em 1996. A marca está presente na Europa, América Latina e Ásia.
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