Usuarios da semana...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O QUE VOCÊ SABE SOBRE MARCAS [LE MONDE]

Le Monde - Uma Instituição Francesa


Uma instituição francesa. Assim pode ser definido o aristocrático jornal francês Le Monde (que em português significa “O Mundo”). O jornal foi fundado em 1944 pelo jornalista Hubert Beuve-Méry na cidade de Paris a pedido do general Charles de Gaule. Ao contrário de todos os outros principais jornais franceses, circulava só por volta do meio-dia em Paris, hábito que se repete até os dias de hoje. Com o passar dos anos, contando com variedade de informações e articulistas respeitados além de uma postura política “independente” fizeram do Le Monde o jornal francês mais respeitado, não somente na França, como também no mundo todo. Em 1954, juntamente com o ex-diplomata húngaro François Honti surgia o Le Monde Diplomatique, conhecido na França como Diplô, um jornal que antes era um suplemento do Le Monde destinado aos círculos diplomáticos e às grandes organizações internacionais. Progressivamente, foi ganhando autonomia até se tornar uma empresa subsidiária do grupo Le Monde. Em 1975 o jornal passava pela sua primeira reformulação visual. Cinco anos depois a circulação diária do jornal atingia a marca de 450 mil exemplares. Em 2004, atravessando uma situação financeira difícil, além da queda na circulação, o Le Monde passou por uma enorme reformulação visual e conceitual com grande avanço na programação visual deixando de ter um aspecto de textos extensos e analíticos através da inserção de logotipo, mais fotos, textos menos extensos e coloração. O novo ‘Le Monde’ é dividido em três seções. A primeira inclui as notícias mais quentes, com editoriais na página dois. A segunda é dedicada a análises e bastidores das notícias, enquanto a terceira examina tendências, estilo de vida e cultura. O custo total das mudanças chegou a 7 milhões de euros.
-
A marca no mundo
O jornal Le Monde possui hoje uma tiragem de quase 400 mil exemplares somente na França. Já o Le Monde Diplomatique, atualmente conta com 68 edições estrangeiras em 26 línguas, sendo 35 impressas e 33 eletrônicas, com 1.5 milhões de exemplares mensalmente.