Usuarios da semana...

terça-feira, 28 de abril de 2009

O PDR avisa!! Retrofoguetes em Aracaju.

Retrofoguetes

trio instrumental baiano se apresenta em Aracaju

O trio instrumental baiano Retrofoguetes se apresenta mais uma vez em Aracaju no próximo dia 30 de abril. O show acontece no Capitão Cook, a partir das 22h, com a participação da banda sergipana de blues rock The Baggios.

Retrofoguetes é um trio instrumental que faz surf music bem mais ampliado que seu conceito musical. O estilo ainda figura como a base de tudo o que fazem, até pela atitude da banda formada em 2002. Mas, hoje, com cada vez mais identidade, eles têm mesclado outras referências aos temas que compõem.

Além dos já tradicionais rockabilly, polca e música circense, abriram mais espaço no repertório para elementos de mambo, tango, música italiana e swing jazz. Some a isso ainda uma ambientação na literatura, cinema e HQs de ficção científica. O resultado é música pop bem-humorada e extremamente visual, como na trilha sonora de um filme imaginário.

Em 2004, Retrofoguetes lançou seu primeiro disco, Ativar Retrofoguetes, que saiu pelo selo goiano Monstro Discos, com produção de andré t. e Nancy Viégas, sendo bastante elogiado pela crítica nacional. Agora voltam a Aracaju para lançar seu novo CD, que reflete exatamente essa ampliação de linguagem e deixa clara a falta de preocupação de estarem presos a um estilo específico, como a tradicional surf music de 60.

Desde sua criação, o Retrofoguetes (que se originou da dissolução dos Dead Billies) vem se apresentando em importantes festivais nas principais capitais do país, como o Goiânia Noise e Bananada (GO), o Primeiro Campeonato Mineiro de Surf (MG), Abril Pro Rock (PE), Punka (SE), Aumenta que é rock! (PB), Festival do Sol (RN) e a Virada Cultural (SP). Em Salvador, a banda foi uma das atrações do prestigiado Festival de Música Instrumental, que acontece há mais de uma década no Teatro Castro Alves. No primeiro semestre de 2008, o guitarrista Morotó Slim foi agraciado com o prêmio de melhor instrumentista do ano pelo Troféu Dodô & Osmar, conferido aos músicos de maior repercussão no carnaval baiano, que, pela primeira vez, abriu espaço para o rock’n’roll tocado em circuito oficial.

O trio participou das coletâneas Surf Rock (Deck Music/2002), Reverb Brasil (Obra Discos/2003), Monstro Hits, Tributo ao Ultraje a Rigor (Monstro Discos/2003) e Brazilian surf A-Go-Go, The attack of the Tiki waves Vol.1 (Groovie Records/Portugal/2007). Em 2003, levaram o prêmio de melhor show do ano anterior do circuito independente no Brasil, concedido pelo selo carioca Midsummer Madness. Além disso, foram indicados na categoria banda revelação na premiação da Revista Dynamite, uma das maiores publicações especializadas do país.

E este ano, ela primeira vez, a Retrofoguetes participou do Circuito Dodô, no Carnaval de Salvador, numa iniciativa da Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado. A banda foi a anfitriã do “Trio do Rock”, onde fez uma edição especial do Retrofolia - o Baile de Carnaval dos Retrofoguetes, junto com seus convidados. O Trio Elétrico capitaneado pelos Retrofoguetes tocou temas como marchinhas clássicas, músicas instrumentais e sucessos do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar - numa homenagem aos criadores do Carnaval de Salvador -, além de seu próprio repertório de Surf Music/Rockabilly.

--
Elma Santos
(79)9994-0519


enviado por: PDR =>> programaderock@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário