Usuarios da semana...

quinta-feira, 12 de julho de 2007

O QUE VOCE SABE SOBRE MARCAS [HOTMAIL]

Mais um pouquinho sobre as historias de algumas marcas: Hotmail - E-Mail Popular


Há anos atrás ter um e-mail era coisa de outro mundo. Hoje, em qualquer cartão de visita ou troca de informações entre crianças, alguém pergunta: qual é o seu e-mail?


--História--
Começou quando Sabeer Bhatia, um engenheiro indiano de hardware, e seu amigo Jack Smith deixaram o emprego que tinham na Apple Computer para abrirem um pequeno escritório em Fremont, estado da Califórnia, motivados pelo que ouviram em algumas palestras na universidade Stanford, de transformar uma boa idéia em uma empresa, para depois vendê-la por milhões de dólares. Fizeram um acordo: Bhatia seria o administrador da empresa; Smith, o arquiteto da tecnologia do empreendimento a ser criado. Ambos empenharam sua criatividade na produção de idéias. Um dia, em dezembro de 1995, tiveram a idéia de lançar um serviço E-mail que fosse visto de qualquer lugar no mundo. Queriam montar um sistema de e-mail de livre acesso baseado na Web. A idéia era oferecer uma conta de e-mail grátis a quem quisesse e tornar essas contas acessíveis pela Web. Depois de decidirem montar a empresa, faltava-lhes o nome. Bathia queria um nome que envolvesse a palavra 'MAIL', ou seja, correio. Pensou muito e, então surgiu o nome: HOTMAIL. Ele usou as letras da sigla HTML, a linguagem usada para escrever páginas de internet, junto à palavra MAIL. Mas, ainda lhes faltava algo: 300 mil dólares. Bhatia convenceu 15 empregados a trabalhar em troca de opções de compra de ações da empresa no futuro, a um valor prefixado. Em junho, o dinheiro estava acabando, mas o produto estaria pronto para ser lançado em um mês. Outro investidor, Doug Carliske, mostrou interesse no negócio, mas Bhatia sabia que, se ele e Smith lançassem o produto antes, deteriam maior controle sobre a empresa que haviam criado. Assim, conseguiram um empréstimo bancário de 100 mil dólares.
-
Em 4 de julho de 1996, Dia da Independência dos Estados Unidos, lançava-se a primeira empresa de e-mail grátis do mundo, o Hotmail. Naquela época, quase todos os proprietários de computador tinham e-mail, mas com o Hotmail não era nem preciso ter computador - bastava se conectar de um McDonald’s em Praga ou de um café em Taipei, por exemplo. Na manhã do lançamento, Bhatia e Smith carregavam seus pagers programados para exibir a cada hora o número de novos assinantes. Os primeiros usuários descobriram os serviços sozinhos, e então enviaram e-mails aos amigos: 100 usuários na primeira hora, 200 na segunda, 250 na terceira. A idéia era tão atraente que 80% daqueles que se inscreveram no Hotmail disseram que tomaram conhecimento do serviço por meio de um amigo. O Hotmail introduziu o conceito do “marketing viral”, em que cada mensagem enviada por uma conta era, na realidade, um anúncio do serviço ao destinatário. Quando Bhatia procurou Doug Carlisle para dizer “agora precisamos do seu dinheiro”, a empresa já tinha 100 mil assinantes e estava avaliada em US$ 18 milhões. O serviço começou a enviar notícias e outros conteúdos da Internet para caixas de correio dos assinantes. Isso não era novidade, mas a forma como o dinheiro jorrava, sim. Os sites que forneciam o conteúdo queriam receber pelas notícias. Bhatia, porém, achou que os sites deviam pagar pelo privilégio de ter seus conteúdos circulando. Surpreendentemente eles concordaram, e logo o Hotmail estava crescendo tão rápido que alguns provedores de conteúdo não conseguiram lidar com o tráfego gerado pelo serviço. Toda a manhã, Jack Smith vasculhava a Internet em busca de sinais de concorrentes. Passaram-se seis meses até surgir o primeiro. Quando quis comprar o Hotmail no outono de 1997, a Microsoft apresentou um pelotão de choque. Executivos da empresa, seis de uma vez, vieram de Redmond, Washington, e sentaram-se na sala de reuniões dos advogados do Hotmail. Ofereceram a Bhatia uma soma que lhe permitiria embolsar dezenas de milhões de dólares. Ele recusou. Depois de meses de negociação o acordo foi fechado no último dia de 1997. O Hotmail havia sido negociado por 2.769.148 ações da Microsoft, na época valendo a quantia de US$ 400 milhões. Apenas oito meses após a venda para Microsoft o número de usuários havia mais do que dobrado. Com 22 milhões de contas de e-mail ativas, a empresa estava atraindo 125 mil novos usuários por dia. Bhatia havia conseguido desenvolver uma base de usuários mais rápida do que a CNN. Em 1999 quando a Microsoft criou o portal MSN, o Hotmail passou a se chamar MSN HOTMAIL.-Você Sabia?


* O Hotmail, serviço de e-mail gratuito do portal MSN da Microsoft, tem 130 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo 5 milhões somente no Brasil.