Uma pesquisa realizada pela Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, avaliou a personalidade de 36 mil entrevistados de acordo com suas preferências musicais. 104 estilos musicais foram considerados no estudo.
O professor Adrian North, que conduziu a pesquisa chamada “People into Music”, tem trabalhado com as relações entre música e psicologia há algum tempo. É dele a pesquisa que chegou a conclusão de que o sabor do vinho pode ficar melhor - ou pior - dependendo da música que a pessoa está ouvindo.
No atual estudo, a idéia era traçar um perfil psicológico das pessoas relacionando essas características ao estilo musical preferido por elas. Assim, Adrian North e sua equipe revelaram que os amantes de indie rock normalmente são pessoas com baixa auto-estima e desmotivadas enquanto fãs de rap são auto-confiantes. Quem ouve dance music, segundo a pesquisa, tende a ser extrovertido e egoísta e fãs de pop são pouco criativos embora sejam gentis.
Uma das surpresas para os pesquisadores, foi descobrir semelhanças de personalidade entre fãs de música clássica e heavy metal: “São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas”, declarou North. Ele acredita que isso se deva ao “aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos”.
O professor e sua equipe continuam coletando dados e qualquer pessoa pode participar do estudo: o site www.peopleintomusic.com foi criado para isso. Os pesquisadores pedem que apenas pessoas maiores de 16 anos respondam ao questionário.
Fonte: Território da Música/Vitrine
Nenhum comentário:
Postar um comentário