Usuarios da semana...

terça-feira, 24 de março de 2009

Bicicletada?!


Já ouviu falar de uma "Bicicletada"?!

Não?!... Sim?!...

A Bicicletada é um movimento sem líderes inspirada na Massa Crítica, ou Critical Mass, uma "coincidência organizada" que começou a tomar as ruas de São Franscisco nos EUA no início dos anos 90.

O que é a Bicicletada?


A Bicicletada é um movimento no Brasil e em Portugal inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas.

Não existe um objetivo central, mas diversos objetivos sempre decididos pelos participantes. No entanto um mote em geral une os participantes. A Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento.

Dentre a pluralidade de motes, está o lema "um carro a menos", usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades. Outro slogan levantado é o "Nós somos o trânsito". A idéia é deixar claro aos motoristas que a bicicleta é apenas mais um componente da mobilidade urbana e que merece o devido respeito.


Objetivos

  1. Pedalar;
  2. Divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte;
  3. Integrar os ciclistas da cidade e valorizar a cultura da bicicleta;
  4. Conscientizar os usuários dos meios de transporte motorizados da importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos;


O que você está esperando para participar da Bicicletada (Critical Mass)?

"Porque Participar?"

Porque atualmente a cidade de Aracaju só oferece condições favoráveis de circulação para quem possui automóvel, o verdadeiro responsável pelos constantes congestionamentos, por 90% do ruído urbano, por 80% da poluição contribuindo nas altas temperaturas da cidade.
Além disso, o crescimento da cidade, sustentado pela frase “Aracaju com jeito de Cidade Grande” faz com que grandes espaços que poderiam ser praças, parques, bosques ou qualquer tipo áreas de lazer ou cultural, para o uso exclusivo de pessoas está sendo substituído por estacionamentos, viadutos, mais vias, pontes e etc.

"Como Participar?"

Para participar, só é preciso aparecer, munido de qualquer meio de transporte não motorizado, valendo até os seus próprios pés!! A Bicicletada é Gratuita e não é obrigatório o uso do capacete.

Nossos encontros acontecem sempre na última sexta-feira do mês das 18 às 20h na Praça do Ciclista, rótula do sinhazinha (divisão das av. Adélia Franco e Hermes Fontes).

Em caso de chuva, o evento está automaticamente CONFIRMADO, já que não somos feitos de açúcar, apesar de termos muito mel.

Entre em contato:
No orkut Comuniade da Bicicletada de Aracaju
Pela lista enviando e-mail para bicicletada_aju-subscribe@yahoogrupos.com.br ou visitando o Site Yahoo grupos

Retirado do site: WWW.BICICLETADA.ORG